Renda Fixa x Renda Variável

Uma dúvida muito constante entre os aplicadores, quando vão escolher onde colocar o seu dinheiro, é a diferença entre Renda Fixa e Renda Variável.

Você sabe a diferença?

Renda Fixa

A renda fixa possui esse nome, pois, ao fazer a aplicação, o investidor receberá juros por sua aplicação. Esses juros podem ser prefixados (quando a taxa da remuneração é combinada no momento da aplicação) ou pós-fixada (quando o combinado são os critérios de remuneração).

Como exemplo de renda fixa, temos LCA, LCI, CDB, Títulos Públicos (Tesouro Direto), além de Fundos de Investimento de Renda Fixa.

Esse tipo de aplicação tende a ter menor risco, mas não existe garantia de ganhos, principalmente nas opções pós-fixadas. Sugiro a leitura a postagem “Qual a aplicação mais segura?“.

Renda Variável

Quando uma aplicação é de renda variável, sua remuneração está vinculada à variação do preço do ativo (título, ação, etc) comprado. Assim, o rendimento (ou perda) somente é verificado no momento da venda do ativo.

Como exemplos de investimento de renda variável, temos ações e imóveis. Isso mesmo: imóveis são investimentos de renda variável, pois, por mais que possa ser alugado, o rendimento efetivo do imóvel será apurado na venda do mesmo, se por um valor superior ao da compra.

Em função de contar com a variação do preço do ativo, essas aplicações possuem maior risco e menor liquidez. Buscam, portanto, rendimento superior aos investimentos de renda fixa.

DICA DO CONSULTOR

Para avaliar corretamente a aplicação a ser efetuada, é essencial conhecer o seu Perfil de Investidor. Outro critério MUITO importante é o de avaliar o rendimento no tempo. Por exemplo, um rendimento de 20% pode parecer bom, mas se você esperar 4 anos para que sua ação ou imóvel tenha esse rendimento, passa a não ser muito interessante.

Ficou alguma dúvida? Estou à disposição.

Compartilhe com seus amigos, pois essa pode ser a dúvida deles.

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *