O que fazer se não for usar uma conta?

Essa é uma pergunta muito frequente, pois, às vezes, a empresa onde começamos a trabalhar solicita abertura de conta em determinado banco. E o que fazemos com a conta antiga?

Primeiro, é muito importante esclarecer uma coisa: A partir da entrada em vigor da Resolução 3.424 do Banco Central você pode solicitar que seu salário seja transferido do banco escolhido pela empresa ao banco que você escolheu, podendo manter o relacionamento com o banco que lhe for mais vantajoso. Esse processo é gratuito.

Dito isso, você tem a opção de trocar de banco a qualquer momento. Mas e o que fazer com a conta antiga?

Primeiramente verifique se ainda há alguma operação vinculada a ela, como cheque especial, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, débitos em conta etc. As operações de empréstimo e financiamento podem ser transferidas para o novo banco (portabilidade). As demais, devem ser liquidadas.

Verifique, também, se há tarifas e/ou encargos pendentes.

Após verificar essas situações, ENCERRE a conta. Apesar de hoje não existir mais cobrança de tarifas por inatividade de conta, você pode acabar acumulando um passivo de tarifas de pacotes/cestas de serviços ou acabar deixando algo para trás, que vai te “assombrar” no futuro. Encerrando a conta você fica mais tranquilo de que não haverá pendências no futuro.

DICAS DO CONSULTOR

1) Antes de fazer a troca de banco, conheça bem a proposta da nova instituição, para evitar “decepções” e a constante troca de banco;

2) Certifique-se que o cartão de crédito foi efetivamente cancelado, pois ele pode continuar ativo mesmo após o encerramento da conta.

Gostou? Foi útil? Compartilhe com seus amigos, pois essa pode ser a dúvida deles.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *