LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

Seguindo a abordagem sobre os tipos de investimentos, após abordarmos os fundos de investimento e os CDBs, hoje vamos abordar um investimento recente e que tem agradado muito os investidores: a LCA – Letra de Crédito do Agronegócio.

A LCA é um título emitido por bancos que trabalham com operações de crédito rural (por isso o nome) e pode ser comercializada por bancos ou corretoras. Esses títulos possuem lastro em operações rurais dos bancos emissores.

A garantia desses investimentos é dada pelo próprio banco emissor e, em caso de falência do mesmo, possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para valores de até R$  250.000,00 por CPF e por banco.

Essas Letras, consideradas como Renda Fixa, são isentas de Imposto de Renda, conforme a Lei 11.033/2004. Também são isentas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ou seja, todo o rendimento é líquido e vai para o investidor.

Assim como os CDBs, essas aplicações possuem prazo de vencimento e podem permitir, ou não, o resgate antecipado, porém, para os depósitos efetuados a partir da vigência da Resolução 4.410 do Banco Central, a carência passou a ser de 12 meses para depósitos remunerados por índice de preços e 90 dias para os depósitos não
remunerados por índice de preço.

Geralmente, seu rendimento está vinculado a um percentual da taxa DI
(Depósito Interbancário, taxa utilizada para empréstimos entre os
bancos), considerado pós-fixado. Pode ter ainda taxas prefixadas
(rendimento determinado no momento do depósito, independente de variação
de outras taxas) ou ter seu rendimento vinculado a outros indicadores como o Inflação e variação de determinada moeda estrangeira.

DICA DO CONSULTOR
Verifique as condições oferecidas (prazo de carência, rendimento, etc) antes de aplicar. Apesar de contar com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, avalie a instituição que está emitindo a LCA para evitar dores de cabeça.

Dúvidas? Entre em contato.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *