Vale a pena empreender?

Vale a penaHoje vamos responder à primeira das principais perguntas relacionadas à abertura de um negócio próprio. Por um lado, essa é a pergunta mais importante, pois sem ela as demais não fazem sentido nenhum.

Então, vale a pena empreender?

Podemos encarar essa questão sob duas óticas: a financeira e a de realização pessoal.

Ótica Financeira: No curto prazo, empreender significa fazer um investimento de tempo e dinheiro, trocando essas duas coisas pelo negócio próprio. Comparando com a opção de trabalhar em uma empresa como funcionário, você vai ter um risco maior, pois não terá seu salário garantido mensalmente. Por outro lado, no longo prazo, as possibilidades de ganho não estarão limitadas a esse salário, dependerão apenas do sucesso do seu negócio.

Dessa forma, é importante ter alguma reserva financeira para esse primeiro momento, cujo valor vai depender do tempo que seu negócio demora para dar retorno. Uma alternativa para quem já está trabalhando como funcionário é a de buscar fazer uma transição, um período no qual, sem largar seu emprego, você vai estruturando seu novo negócio. Assim, quando optar em dedicar-se exclusivamente ao seu empreendimento, terá maior segurança financeira.

Ótica da Realização Pessoal: Abrir o próprio negócio pode lhe trazer gratificações pessoais muito importantes, principalmente pelo fato de poder escolher que ramo de negócio abrir, trabalhando em algo que lhe dê mais prazer. Outra vantagem, no caráter pessoal, é uma melhor gestão de seu horário. Penso que empreender permite uma busca mais assertiva pela realização pessoal, pois você pode fazer ajustes ao longo do caminho com mais liberdade. Além disso, você poderá colher os frutos diretos do seu trabalho, o que permite uma sensação muito boa.

É importante atentar que empreender é um investimento. Portanto, assim como já tratado antes, você deve estar atento(a) ao seu Perfil de Investidor.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *