Qual seu perfil como investidor?

Olá!

Tenho tratado nesse blog sobre algumas opções de investimento. Mas você sabe qual a mais adequada para o seu perfil? Existe uma classificação de perfil de investidor.

Sempre que um dinheiro é aplicado, há três fatores que devem ser levados em consideração:

1) Rentabilidade: Quanto você recebe pela aplicação
2) Liquidez: A facilidade de resgate e a disponibilidade do dinheiro aplicado
3) Segurança: Está relacionada ao risco de perda de parte ou do total do valor aplicado

O perfil de investidor considera esses três fatores.

Os bancos (pelo menos os maiores) oferecem, geralmente no próprio site, um questionário (Análise de Perfil de Investidor – API) que, após ser respondido pelo cliente INDICA o perfil do mesmo. Não existem respostas certas ou erradas e esse questionário não é definitivo, apenas um indicador do seu perfil para orientar sobre onde investir.

Os perfis de investidor são:

Conservador: Geralmente aplica seus recursos com foco no curto prazo, pois não quer correr riscos. Prioriza investimentos em poupança, LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), CDB (Certificados de Depósito Bancário) e Fundos de Investimento de Renda Fixa ou Referenciados DI. Essas aplicações tendem a oferecer baixo risco, boa liquidez e rendimento mais baixo.

Moderado: O investidor moderado aceita correr alguns riscos em busca de maior rentabilidade, mas há um limite (cada um tem o seu) do risco que está disposto a correr. Além dos investimentos conservadores, esse investidor pode aplicar em fundos Multimercado e Cambiais, além do Tesouro Direto. Esses investimentos possuem médio risco, porém, ao longo do tempo (menor liquidez), tendem a ter um retorno interessante. Quanto ao Tesouro Direto, vale relembrar que, apesar de tratar-se de títulos do governo, se resgatados antes do prazo de vencimento, há risco de perda de dinheiro.

Arrojado: Esse investidor está disposto a correr riscos e, muitas vezes, abrir mão de liquidez para ter uma maior possibilidade de rendimento. Geralmente essa pessoa possui maior conhecimento sobre o mercado financeiro e aplica seus recursos, além das opções acima quando quer se proteger, em ações e outros produtos do Mercado de Capitais.

E você? Qual o seu perfil? Conte nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *