Qual o seu valor?

ValorEmpresários e funcionários recebem dinheiro pelos serviços prestados a seus contratantes ou vendido a seus clientes. Podemos chamar de preço ou salário, mas uma coisa, têm em comum: buscam expressar o valor do produto/serviço ofertado.

E valor é o assunto de hoje.

Valor é um conceito abstrato, mas que podemos definir como o quão útil aquele bem/serviço é para quem está adquirindo. Vamos pensar que uma empresa vai pagar um salário a um funcionário conforme a atividade dele é útil para a mesma. Da mesma forma, um cliente vai pagar por um produto se o mesmo lhe for útil.

OK, mas como ser mais útil e, portanto mais valioso?

A lei da oferta e demanda diz que, se há muita oferta de um determinado item, seu preço cai. Da mesma forma, se há mais demanda do que oferta, seu preço sobe. Esse é o segredo: Você deve oferecer algo que seja interessante para seu cliente/empregador e que poucas pessoas estejam oferecendo. Na teoria da administração e do marketing, o nome dado a esse algo é “Diferenciação”.

Outro conceito também ensinado na faculdade é o de “Vantagem Competitiva”, que pode ser traduzido na pergunta “O que faço bem?”

A união desses dois conceitos fará com que você se destaque e tenha maior valor profissionalmente e, portanto, aumentará o seu salário ou preço.

Se o produto ou serviço oferecido pela sua empresa for bom e diferente do ofertado pelos concorrentes, você poderá cobrar mais caro e ter maiores ganhos. É o conceito dos produtos “gourmet”. Pense nos produtos que mais chamam sua atenção enquanto consumidor e verá o quão aplicável é esse conceito.

Da mesma forma, ao fazer bem, e de forma diferente seu trabalho, poderá pleitear maiores salários em sua atual empresa ou em uma nova oportunidade de emprego.

Resumindo: Ao focar no que você faz melhor e em uma forma diferente de fazer, você aumenta seu valor e colhe frutos.

Pense nisso e aplique ao seu negócio ou à sua profissão.

E aí? Qual o seu valor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *