Qual o papel dos juros?

Juros2A discussão sobre os juros é antiga, mas sempre atual.

No Brasil, por exemplo, discute-se as taxas de juros cobradas pelos bancos e a diferença (spread) entre essas e a Selic, que é a taxa básica da nossa economia. Os economistas, por outro lado, discutem qual a taxa de juros de equilíbrio, que promove o crescimento da economia sem gerar descontrole na inflação.

Mas, afinal, qual o papel dos juros?

Poderíamos simplificar a definição de juros como a remuneração do poupador.  Mas porquê ele deve ser remunerado? Por abrir mão do dinheiro hoje para utilizá-lo amanhã. E esse é o motivo que leva o tomador a pagar juros: ele utiliza hoje um dinheiro que acumularia no futuro.

Vamos relembrar de uma conversa que tivemos anteriormente, sobre tempo e dinheiro? Lá, vimos que sempre fazemos uma escolha entre esses dois elementos. Poderíamos, por exemplo, construir os próprios móveis de nossa residência sem gastar nem R$ 1,00. Isso, porém, demoraria muito tempo, tanto para fazer, quanto para aprender como se faz os móveis (caso não seja nossa área de conhecimento). Nesse caso, vale a pena desembolsar dinheiro, comprando os móveis prontos.

É assim que funciona com os juros, nós pagamos juros para não que não seja necessário esperar para efetuar um gasto. Por outro lado, recebemos juros como compensação pela não utilização imediata do dinheiro. Podemos aplicar esse conceito à economia como um todo.

E a Selic? Ela vai ser a base da remuneração que recebemos ao emprestarmos (investirmos) ou tomarmos dinheiro emprestado. Uma Selic baixa incentiva as pessoas a gastarem o dinheiro mais cedo ao invés de aplicar e receber uma rentabilidade baixa. A remuneração que recebemos por adiar nossos gastos vai ser menor, assim como o custo pela antecipação da compra, tomando dinheiro emprestado, que também será mais baixo. O contrário também é verdadeiro.

A taxa de juros é utilizada para incentivar o consumo (gerando crescimento econômico) ou desestimulá-lo (para controlar a inflação). Por essa razão, a definição dos juros da economia faz parte da chamada Política Econômica dos governos.

Vale lembrar, conforme já tratamos, que os juros podem ser simples, compostos ou reais.

Resumindo, os juros servem como uma compensação para o tempo no qual pretendemos usar o dinheiro, se agora ou mais tarde.

E você? Adia ou antecipa seus gastos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *