Posso perder dinheiro com Renda Fixa?

PrefixadoAs notícias recentes relacionadas à política brasileira causaram turbulência na nossa economia nas últimas duas semanas. Com isso, alguns fundos de Renda Fixa apresentaram rendimentos negativos em alguns dias. Mas como é possível?

Relembrando, os investimentos em Renda Fixa podem ser caracterizados como títulos públicos (emitidos pelo governo federal e, portanto, com baixo risco de crédito) ou privados (emitidos por bancos ou empresas, com riscos de crédito variados). Além dos riscos de crédito, ou seja, não recebimento do valor investido, os títulos de Renda Fixa estão sujeitos ao risco de mercado, sendo afetados conforme sua classificação abaixo:

  • Títulos Pós Fixados: São títulos cuja remuneração está atrelada um indicador, normalmente SELIC, para os títulos públicos, ou DI para os títulos privados. Estão menos sujeitos a turbulências e variações, sendo considerados mais estáveis que os demais;
  • Títulos Pré Fixados: São títulos cuja remuneração é fixada no momento do investimento, sendo definida uma taxa que acompanhará o título até seu vencimento. Uma variação nas taxas de juros, ou na sua expectativa, afeta o valor do título. Caso a expectativa seja de queda nos juros, o título se valoriza. Caso a expectativa seja de alta, o que ocorreu nessas duas últimas semanas, o valor do título cai;
  • Títulos Indexados: Nessa classificação, faço referência aos títulos públicos indexados (IPCA+), pois sua remuneração consiste em uma taxa pré fixada, acrescida da inflação medida pelo IPCA (parte pós fixada). Estão sujeitos ao mesmo tipo de variação que os títulos pré fixados.

Vale lembrar que o investidor sofrerá essa variação somente em duas situações: quando resgata (revende) o título antes do prazo estipulado ou, no caso dos fundos de investimento, quando há a variação diária pela marcação a mercado.

Nesse último caso, com o tempo, há a recuperação dos valores. Isso ocorre porque os títulos dos fundos mantém suas remunerações acordadas até o vencimento. Assim, se o investidor sacar o valor  logo após essa variação, realizará o prejuízo. Caso contrário, não será afetado no final das contas.

DICA DO CONSULTOR

Esse não é um momento para decisões precipitadas. Conforme divulgado pelo Banco Central, as expectativas quanto aos indicadores de mercado seguem as mesmas: redução na taxa de juros e na inflação. O que ocorreu nos últimos dias foi um forte movimento especulativo e as coisas tendem a se ajustar em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *