O que são os pontos do Ibovespa?

23192_2_ELPrimeiramente, é muito importante diferenciar Bovespa e Ibovespa para não fazermos confusão.

A Bovespa é a Bolsa de Valores de São Paulo, a bolsa de valores oficial brasileira, onde ocorrem as negociações e registro de ativos domésticos. Em 2008, foi fundida com a BM&F – Bolsa de Mercadorias e Futuros, tornando-se a BM&FBovespa S.A., com ações negociadas na própria bolsa.

No ano de 2017, houve nova fusão, com a CETIP, câmara de liquidação e custódia dos títuloz privados (CDBs, etc), formando-se a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, integrando as atividades da Bovespa, BM&F e CETIP.

O Ibovespa,  por outro lado, é um índice criado em 1968 e que busca refletir o mercado de ações brasileiro. Existem diversos outros índices, que representam setores específicos do nosso mercado de ações e que poderemos abordar em breve.

Voltando ao Ibovespa, ele é composto pelas 65 ações mais negociadas na B3, com diferentes pesos, e busca, assim, representar os movimentos do mercado brasileiro de ações. Tanto as ações que compõem o índice, quanto seus pesos e a quantidade de ativos passam por revisões/alterações periódicas para que seja mantidasua representatividade.

Mas como funcionam os pontos?

Quando criado, o Ibovespa possuia 100 pontos, que buscavam representar o valor necessário para aquisição das ações que o compunham. Sobre esses pontos, são aplicadas as variações diárias observadas das ações selecionadas, conforme seus pesos. Esse acompanhamento é a principal função do índice, que não reflete mais um valor monetário em razão das trocas de nossa moeda e de ajustes na metodologia de cálculo.

O Ibovespa é o principal índice de mercado das ações brasileiras e serve como termômetro das nossas ações negociadas em bolsa. Como ele não contempla todos os ativos, ele é apenas um indicativo.

Também é importante ressaltar que cada ação terá sua própria variação, para cima ou para baixo, e de intensidades diferentes, independentes do comportamento do Ibovespa.

Ficou alguma dúvida? Estou à disposição.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *