O que são ETFs

Stacks of coins with the letters ETF isolated on white background

Recentemente, em uma palestra, fui questionado sobre os ETFs. Vamos abordá-los em nossa postagem de hoje.

A sigla ETF refere-se a Exchange Traded Funds (Fundos de Índice comercializados como ações). Na prática, são cotas de fundos de investimento que buscam acompanhar um determinado indicador (Ibovespa – BOVA11, Índice Carbono Eficiente – ECOO11, entre outros).

Diferentemente dos fundos tradicionais, as cotas dos ETFs são negociadas na Bolsa de Valores, como se fossem ações. Fazendo uma analogia, assim como compramos participação em uma empresa através das ações da mesma, compramos participação nos ETFs por meio de suas cotas.

Como vantagem em relação às ações, apresentam maior diversificação, pois os fundos vão ser compostos por diversas ações e/ou outros títulos, públicos e privados. As taxas de administração também costumam ser mais baixas do que as dos fundos tradicionais.

Como desvantagem, vale destacar que, para efetuar o resgate do valor aplicado, as cotas devem ser vendidas também na Bolsa de Valores, estando sujeito ao preço de mercado, que pode ser menor do que o que você pagou por ele.

A tributação é de 15% sobre o lucro (diferença entre o valor de compra e o valor de venda) das ETFs.

DICA DO CONSULTOR

Assim como as outras opções de investimento, é importante conhecer o seu Perfil de Investidor e buscar orientação com um profissional certificado antes de investir para evitar “surpresas”.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *