LIG – Letra Imobiliária Garantida

Crédito-ImobiliárioNo dia 29 de Agosto, o Banco Central publicou a Resolução BACEN 4.598, que criou uma nova modalidade de investimento: a Letra Imobiliária Garantida – LIG.

Trata-se de um título de renda fixa emitido por bancos múltiplos, comerciais e de investimento, sociedades de crédito financiamento e investimento, caixas econômicas, entre outros, cuja garantia é dada pelo emissor e por uma carteira de ativos escolhida pelo mesmo. Esse é o grande diferencial dessa aplicação, que une as garantias da LCI (emissor) e da CRI (ativos), porém sem as restrições impostas a essa última.

Por quê essa dupla garantia é importante? Pelo fato de permitir ao investidor a compra de títulos de instituições financeiras menores, que pagarão uma remuneração maior, mas que trarão menos risco ao investidor. Mas é importante ressaltar que, apesar de contar com uma boa garantia de crédito (diminuindo o risco de calote), em razão dos índices de atualização do título, o investidor poderá retirar, no momento do resgate, valor inferior ao aplicado.

A carência mínima para resgate é de 12 meses e pode haver pagamento periódico de rendimentos e de principal. Além dos juros, a LIG possui uma atualização de seu valor nominal com base em índice de preços ou variação cambial, de conhecimento público e regularmente calculados.

Outra vantagem da LIG é que seu rendimento é isento de I.R.

Por já contar com a dupla garantia, esse título não possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

Essa nova aplicação ainda está em fase de regulamentação pelo Banco Central.

DICA DO CONSULTOR

Lembre-se de sempre buscar informações sobre as condições ofertadas antes de efetuar um investimento, além de respeitar o seu perfil como investidor(a).

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *