Investimento x Especulação

beneficios-e-maleficios-da-especulacao-financeiraQuando avaliamos onde colocar nosso dinheiro, podemos escolher entre diversas opções, com maior ou menor risco, rentabilidade e liquidez.  Todas são ofertadas como “investimentos”, mas nem todas assim são; algumas são especulações.

Hoje vamos abordar a diferença entre esses dois conceitos, para que você possa identificar aquele mais adequado ao seu Perfil de Investidor e aos seus objetivos financeiros.

Sem mais delongas, vamos a eles:

– Investimento: Podemos chamar assim aquelas aplicações financeiras que priorizam a segurança, buscando manter o dinheiro investido e oferecer uma remuneração justa pelo dinheiro. Além dos títulos de Renda Fixa emitidos pelo governo (Tesouro Direto) e por bancos (CDB, LCA, LCI), também são considerados investimentos algumas opções de Renda Variável. Entre esses, podemos citar imóveis em bairros já consolidados, ações de grandes empresas, entre outros, pois não se espera que haja uma grande variação em seus preços (nem pra cima, nem pra baixo). Geralmente são considerados investidores aqueles com Perfil Conservador ou Moderado.

– Especulação: O nome ajuda a entender o conceito, nesse caso. A especulação ocorre quando o aplicador busca “adivinhar” a tendência de preço de algum ativo, esperando altos ganhos em um curto espaço de tempo. Geralmente, o Perfil Arrojado está mais identificado com as especulações, uma vez que está mais propenso a correr riscos em seus investimentos. O especulador, assim, busca ganhos extraordinários, assumindo um grande risco para alcançar esse objetivo. Criptomoedas (BitCoin, etc), Derivativos, Ações de empresas em crescimento, entre outros ativos cujo preço tenha uma variação mais acentuada são considerados especulação.

Não existe uma opção “certa” entre Investimento e Especulação. Inclusive, uma não exclui a outra. Você investir parte do seu dinheiro para garantir o patrimônio e especular com o restante, na intenção de aumentá-lo. Suas decisões devem levar em consideração seu Perfil, seus objetivos e seu momento de vida.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *