Índices ANBIMA – Parte 3

IMA 3Na terceira postagem de nossa série sobre os Índices ANBIMA, vamos abordar a família do IMA-B, bem como o IDkA.

IMA-B (Família)

O IMA-B possui esse nome por ter sua variação relacionada aos preços dos diversos títulos públicos indexados ao IPCA, as Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B). No Tesouro Direto, esses títulos são conhecidos por Tesouro IPCA+. A família IMA-B é composta por três indicadores, detalhados abaixo:

  • IMA-B 5: Composto por títulos com vencimento em ATÉ 5 anos. São diversos títulos cujo vencimento atualmente é limitado ao ano de 2024. Em razão disso, possuem uma volatilidade menor, pois cada variação na taxa futura de juros é aplicada por menos tempo (lembra do conceito de duration da primeira postagem da série?).
  • IMA-B 5+: Composto por títulos com vencimento A PARTIR de 5 anos. Nesse caso, estamos falando em títulos com vencimento no longo prazo (até 2050!!). Esse indicador oferece boas possibilidades de rendimento, mas também possuem maior volatilidade, em razão da maior duration.
  • IMA-B: É o indicador geral, que possui uma “mescla” entre o IMA-B 5 e o IMA-B 5+. Atualmente (Agosto/2019), sua composição é de 43,09% em títulos que compõem o IMA-B 5 e 56,91% em títulos que compõem o IMA-B 5+.

IDkA (Família)

O IDkA é o Índice de Duração Constante ANBIMA. Diferentemente do IRF-M e dos IMA-B que fazem ponderações com títulos com prazos máximos ou mínimos, o IDkA vai montar carteiras teóricas de títulos com prazo fixo, tanto prefixados, quanto vinculados ao IPCA. Assim, os gestores que buscam replicar essas carteiras deverão estar sempre comprando e vendendo os títulos para que seja mantido o prazo de vencimento estabelecido. Abaixo os indicadores e seus prazos:

  • Prefixados: IDKA Pré 3M (3 meses);  IDKA Pré 1A (1 ano); IDKA Pré 3A (3 anos);  IDKA Pré 3A (3 anos) e  IDKA Pré 5A (5 anos)
  • Vinculados ao IPCA: IDkA IPCA 2A (dois anos); IDkA IPCA 3A (três anos); IDkA IPCA 5A (cinco anos); IDkA IPCA 10A (dez anos); IDkA IPCA 15A (quinze anos); IDkA IPCA 20A (vinte anos) e IDkA IPCA 30A (trinta anos).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *