Importância de respeitar seu Perfil de Investidor

PerfilHá pouco tempo tratamos dos investimentos mais adequados a cada perfil de investidor (Conservador, Moderado e Arrojado). Mas porque isso é tão importante?

A palavra que mais se aplica a isso é “expectativa”. Basicamente, ao buscarmos investimentos que não são aderentes ao nosso perfil, vamos frustrar essas expectativas.

Vale lembrar os três aspectos a serem considerados em um investimento: Liquidez (facilidade de resgate), Rentabilidade (ganho financeiro) e Segurança (de que vai receber o dinheiro investido de volta). Como nenhuma aplicação é boa nos três aspectos (conforme já tratamos), seu perfil de investidor vai guiar sua decisão, com base na sua expectativa em relação àquele investimento.

Se você é conservador (a), vai priorizar, acima de tudo, segurança e liquidez. Ao aplicar seu dinheiro em opções com maior volatilidade (ex: ações), você poderá precisar do dinheiro em um momento em que os preços das ações compradas esteja em baixa. Assim, você deverá abrir mão da liquidez (não vendendo as ações) ou da segurança (resgatando menos do que investiu).

Por outro lado, um investidor mais arrojado terá sua expectativa de rendimentos extraordinários frustrada em uma LCA, por exemplo.

Não há nada de errado em você buscar reposicionar suas aplicações quando não estiver satisfeito com elas (cuidado apenas para não fazer isso com frequência).

Como já vimos antes, seu perfil de investidor pode mudar ao longo do tempo ou a partir de mudanças em seus objetivos financeiros. O principal ponto é entender o que você espera ao realizar um investimento e buscar orientação quanto à melhor forma de alcançar suas metas.

Como diz o slogan, o Consultor Bancário está à disposição para lhe auxiliar a estar sempre “Entendendo suas Finanças”

Até a próxima!

One thought on “Importância de respeitar seu Perfil de Investidor

  1. Bethe Pires disse:

    Obrigada pela aula magna sobre previdência privada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *