Faturamento x Lucro

lucroHá um tempo, um amigo organizou um evento musical e, mesmo tendo sucesso, acabou tirando dinheiro do próprio bolso para pagar despesas do evento, não obtendo nenhum ganho. Como isso é possível?

Recentemente, tratamos da diferença entre o rendimento bruto e líquido dos investimentos. Hoje, nosso assunto será quanto aos rendimentos de quem é empresário ou profissional liberal.

Assim como devemos considerar os custos de um investimento financeiro, também devemos considerar os custos de nossos investimentos profissionais, tanto da nossa empresa, quanto do nosso trabalho como autônomos ou profissionais liberais. Há um tempo, vimos os custos da profissão e hoje vamos avançar um pouco mais nesse assunto, tratando da diferença entre faturamento e lucro.

Começamos com a definição de cada um:

Faturamento: É quanto recebemos de nossos clientes pelos produtos vendidos ou serviços prestados. Por exemplo, para quem tem uma loja, é a soma de todos os valores das etiquetas dos produtos vendidos. Para quem é personal trainer, é o dinheiro pago pelos alunos.

Lucro: É o valor que “sobra” depois de pagos todos os custos, como o das compras dos produtos ou matérias-primas, funcionários, impostos, aluguel, etc. É quanto efetivamente vai para o bolso do dono da empresa ou do profissional liberal/autônomo.

Por que essa diferenciação é importante?

O motivo é simples. Muitas vezes, não sabemos “onde foi parar o dinheiro” que recebemos, ou como a empresa não dá lucro, mesmo vendendo bem. Se tivermos o controle de nossos custos (referentes ao produtos/serviços vendidos) e despesas (funcionários, aluguel, etc), podemos saber se estamos cobrando o valor justo de nossos clientes, ou se podemos reduzir algum gasto.

Outro ponto importante refere-se às notícias relacionadas a oportunidades de negócios. Frequentemente, vemos reportagens informando que “fulano de tal começou pequeno e hoje fatura R$ 1 milhão”. Esse valor chama a atenção, mas agora sabemos que, para saber se o empresário está realmente ganhando dinheiro e está valendo a pena o seu negócio ou franquia, devemos saber quanto sobra para ele no final do mês.

O que achou dessas informações? Foram úteis? Não deixe de comentar no blog ou nas redes sociais.

Até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *