Educação é sempre investimento!

PorquinhoVocê sabe a diferença entre gasto e investimento?

Podemos fazer uma analogia entre passado e futuro:

  1. Quando fazemos um gasto, estamos desembolsando valores referentes a algo que já foi utilizado: contas de consumo (água, luz, telefone, etc), mão de obra, reposição de matéria prima, entre outros. O gasto é importante e deve ser bem gerido, mas não agrega, necessariamente, valor.
  2. Por outro lado, o investimento visa o futuro, pois busca incrementar (ou manter) nossa capacidade de produção, empregabilidade, etc. Sempre que fazemos um investimento, estamos buscando crescer, enquanto empresas, profissionais ou mesmo como pessoas. Esse investimento pode ser em nós mesmos, no nosso negócio ou nas pessoas que fazem parte dele. Se bem feito, tem potencial de agregar muito valor, gerando resultados de longo prazo.

E um excelente exemplo de investimento é a educação, seja ela formal, como a escola, faculdade, etc, ou financeira, tema recorrente por aqui. Por meio da educação, investimos tempo e dinheiro na busca de aperfeiçoamento, que gerará resultados de longo prazo.

Recentemente falamos sobre as certificações disponíveis aos profissionais do mercado financeiro e sobre a conclusão do meu mestrado. Além disso, na semana passada, o Valor Econômico, divulgou uma reportagem sobre as empresas que ensinam educação financeira aos seus funcionários.

Isso só reforça a importância da educação, responsável por preparar você e seu negócio para as constantes mudanças, sejam elas tecnológicas, econômicas ou comportamentais. Quanto mais conhecimento tivermos (inclusive sobre como aplicar o que aprendemos), mais fácil será adaptar-se e, principalmente, tornar-se um agente de mudanças.

No caso da educação financeira, ela requer um maior investimento de tempo do que de dinheiro, uma vez que há muita informação disponível (inclusive aqui no Consultor Bancário). Basta que você dedique um pouco do seu tempo e interesse para entender as suas finanças.

DICA DO CONSULTOR

Ao entendermos nossas finanças, tomamos decisões melhores, independente da nossa renda.

Comece agora mesmo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *