Diversificação x Concentração de Investimentos

diversificar-investimentosHá um tempo falamos sobre a importância da diversificação nos investimentos. Ela ajuda a diminuir os riscos aos quais estamos expostos.

Isso ocorre porque uma diversificação bem feita (em ativos realmente diferentes) permitirá, de forma simplificada, que a desvalorização de um seja compensada pelo valorização do outro. Essa é uma estratégia bem difundida e com vantagens reconhecidas.

Por outro lado, o livro “Os Axiomas de Zurique” desaconselha a diversificação em um de seus “mandamentos”. Um dos investidores mais famosos do mundo, Warren Buffet, também é contra essa estratégia, pois ela limita os ganhos do investidor. Ele analisa cuidadosa e meticulosamente cada um de seus investimentos e busca obter a maior rentabilidade possível.

E agora? Quem está certo?

Ambas as visões estão corretas dentro de suas expectativas. Vale lembrar que, ao investirmos, devemos considerar três aspectos, conforme abaixo, e respeitarmos nosso Perfil de Investidor:

1) Rentabilidade: Quanto você recebe pela aplicação
2) Liquidez: A facilidade de resgate e a disponibilidade do dinheiro aplicado
3) Segurança: Está relacionada ao risco de perda de parte ou do total do valor aplicado

A palavra-chave da diversificação é segurança, pois ela vai diminuir as chances de você perder dinheiro no seu conjunto de investimentos. Isso ocorre em razão da compensação que vimos acima. E essa compensação é justamente a crítica feita pelos que defendem a concentração. Se por um lado eu limito minhas perdas, também limito meus ganhos, pois eles também serão compensados pelas perdas na outra parte dos investimentos.

De forma resumida, os investidores conservadores geralmente estão mais propensos a diversificarem quando optam por investimentos mais voláteis (ações, por exemplo). Por outro lado, a concentração é uma estratégia mais utilizada pelos investidores arrojados, pois abre a possibilidade de obterem maiores ganhos.

E você? Diversifica ou concentra seus investimentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *