Dica de Livro #7

Lobo de Wall StreetDessa vez, a dica de livro será dupla, pois trata dos dois livros que contam a história de Jordan Belfort, também conhecido como Lobo de Wall Street. É uma história real, ocorrida nos anos 90, onde um jovem muito inteligente fica milionário com a negociação (inclusive fraudulenta) de ações nos Estados Unidos.

Além de contar os bastidores de sua trajetória e de sua vida pessoal, os livros mostram sua decadência e tentativa de redenção. São lições valiosas sobre o funcionamento do Mercado Financeiro e suas legislações,  bem como sobre técnicas de venda e empreendedorismo.

Excelente  vendedor, Jordan conta que sempre sonhou em ser rico, o que o fez buscar trabalho no mercado financeiro após algumas tentativas frustradas de empreender em outras áreas. Logo no início de sua jornada, porém, o mercado americano sofre uma grande desvalorização, o que o deixa desempregado.

O autor descobre, então, uma pequena corretora que vende ações de pequenas empresas fora da bolsa, chamadas de “penny stocks” em razão do baixíssimo preço. Nesse ambiente ele constrói as bases para abertura de sua própria empresa. O resto da historia é o motivo para que você leia os livros.

A grande lição que os livros trazem é a de que somos os únicos responsáveis por tudo que acontece na nossa vida e nas nossas finanças. Temos o hábito de buscar nos outros a “culpa” pelo que acontece conosco. Trazendo isso para o conceito de finanças, buscamos responsabilizar a crise financeira, o banco, a empresa onde trabalhamos, entre outros, se nossas finanças não estão indo da forma como gostaríamos.

É importante estar ciente e atento ao fato de que somente você é responsável se, por exemplo, não se prepara para situações adversas; não busca alternativas financeiras; não se qualifica, ou, no caso de Jordan Belfort, responde judicialmente por ilegalidades cometidas. Lendo os livros, ficou claro que temos ferramentas para atingirmos nossos objetivos financeiros.

Você pode adquirir ambos os livros na Amazon, clicando aqui: O Lobo de Wall Street e  A Caçada ao Lobo de Wall Street

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *