Dica de Livro #6

Fim dos BancosHá um tempo, achei um livro cujo título é impactante, principalmente para quem trabalha em instituições financeiras. A crise de 2007-8 foi a inspiração de Jonathan McMillan para escrever o livro “O Fim dos Bancos: Moeda, Crédito e a Revolução Digital”.

O livro é dividido em 3 partes. Nas duas primeiras, o autor faz um relato didático sobre as atividades bancárias na era industrial e na era digital. O principal foco é explicar o método de “partidas dobradas” instrumento da contabilidade,  que permite aos bancos a utilização do saldo depositado por alguns clientes para concessão de crédito a outros. Esse movimento gera o chamado multiplicador monetário, já abordado por aqui.

O autor demonstra a importância dessas ferramentas no desenvolvimento da economia, porém enfatiza também os riscos de tais operações em função da criação de dinheiro virtual. Segundo Jonathan McMillan, apesar dos esforços dos reguladores, inclusive internacionais, esse sistema foi o grande responsável pela crise de 2007-8.

Já na terceira parte do livro, o autor propõe alguns ensaios sobre uma economia sem bancos, onde as transações seriam feitas diretamente entre as pessoas, com o auxílio de plataformas digitais

Mesmo que o livro liste algumas peculiaridades do sistema financeiro dos Estados Unidos e outros países, diferentes dos nossos, esse é um excelente livro para entender o funcionamento do sistema bancário, quando lemos as duas primeiras partes.

O mais inovador, contudo, é a discussão trazida na terceira parte do livro.

O assunto da transformação bancária não é novo e também já está presente por aqui, por isso o texto acrescenta  muito a essa discussão.

Recomendo a leitura desse livro, que pode ser adquirido diretamente da Amazon no link abaixo.

 

Até a próxima e boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *