Dica de Livro #4

unnamed (1)Nesse ano, o Plano Real completa 25 anos e eu gostaria de aproveitar para indicar um excelente livro para os que gostam de história, economia, ou simplesmente uma leitura que prende a atenção.

O livro “3000 Dias no Bunker: um plano na cabeça e um país na mão”, escrito pelo jornalista Guilherme Fiuza conta, em detalhes, os bastidores da criação do Plano Real e sua implantação no dia 1° de julho de 1994. A narrativa permite identificar as inspirações da nova moeda e da política monetária que foi implantada em conjunto.

O personagem principal do livro é Gustavo Franco, economista que, segundo o livro, foi o principal condutor da elaboração do Plano. Depois, chegou a ser presidente do Banco Central, fase também descrita no livro.

Ao longo do volume, relembramos o contexto político e econômico que o País vivia, pós impeachment de Collor e com constantes trocas de planos econômicos e ministros da fazenda na busca da estabilização da moeda (leia-se controle da inflação). Vemos também os papéis desempenhados pelos diferentes personagens do Plano Real, bem como as complicações enfrentadas durante sua elaboração e implementação.

No que podemos chamar de segunda parte do livro, é abordado o período de consolidação da nova moeda, nos primeiros anos do governo de Fernando Henrique Cardoso. Novamente o livro mostra os bastidores e traz a contextualização local e global para que possamos “linkar” os fatos narrados aos noticiários da época. A criação da Lei de Responsabilidade Fiscal e de sistemas de transparência dos gastos públicos, como o SIAFI, também estão presentes e devidamente contextualizadas.

Como foi escrito por um jornalista, a linguagem do livro é acessível e didática, não sendo necessária formação em economia para a leitura. O livro inspirou um filme que, por ser um filme, trata do assunto apenas superficialmente, não substituindo, de nenhuma forma, a leitura do livro.

Assim, recomendo a leitura para o entendimento da nossa história econômica, ajudando na compreensão de vários fatos, inclusive do nosso contexto atual.

Você pode adquirir esse livro na Amazon, pelo link abaixo e apoiar, com isso, o Consultor Bancário.

Tem algum livro para indicar? Poste nos comentários .

Até a próxima e boas leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *