Dica de Livro #3

Sonho GrandeVamos começar 2019 com a indicação mais um livro que deve servir de inspiração para todos aqueles que buscam empreender. Além disso, conta uma história de como o foco e a definição de prioridade é importante para alcançarmos o sucesso.

O livro Sonho Grande, escrito pela jornalista Cristiane Correa, conta a trajetória do empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann e seus dois principais sócios: Marcel Telles e Beto Sicupira. Juntos, eles são os controladores do grupo AB Inbev (dono da Ambev e da Budweiser), além de empresas como Lojas Americanas, Burger King e Heinz.

A cultura das empresas controladas pelo trio tem como inspiração a varejista Wal Mart e o banco de investimentos americano Goldman Sachs e pode ser resumida em meritocracia, redução de despesas e simplicidade. Essa filosofia foi implantada desde a época do Banco Garantia, criado em 1971 por Jorge Paulo Lemann e vendido em 1998 ao banco suíço Credit Suisse e constitui a principal lição desse livro:

  1. Meritocracia: Reconhecer talentos e os funcionários mais identificados com a cultura da empresa. Tanto Marcel, quanto Beto iniciaram nos cargos mais baixos do Garantia e foram galgando espaço a partir de sua competência, até tornarem-se sócios de Jorge Paulo. É importante que todos os funcionários sintam que podem alcançar os mais altos níveis da empresa;
  2. Redução de despesas: Que gastos são necessários? Eles estão adequados à realidade da empresa e da economia como um todo? Rever custos é uma prática essencial não só nos momentos de crise;
  3. Simplicidade: Nas empresas administradas pelo trio (entre outros sócios), as paredes que dividiam as salas da diretoria eram derrubadas. Terno e gravata eram dispensados durante a maior parte do tempo e regalias como secretárias particulares, carros de luxo e aviões bancados pela empresa, entre outras, eram extintas. O objetivo dessas medidas ia além da redução de custos. Os gestores buscavam uma aproximação maior entre todos da empresa e maior foco na busca por resultados.

Quando, eventualmente, os sócios desviaram desses preceitos, as coisas não andaram bem, assim como nos momentos em que deixaram de acompanhar de perto seus negócios. Isso nos leva a relembrar que é importante estar sempre acompanhando seu projeto, seja ele um sonho pequeno ou um sonho grande.

Foco e mente aberta são lições importantes tiradas do livro dos banqueiros que se tornaram empresários sem abrir mão da visão que garantiu seu sucesso.

Até a próxima e boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *