Desempenho passado não garante desempenho futuro

inovação-567x381Quando falamos de investimentos, existe um conceito muito importante que diz: “Rendimento passado não garante rendimento futuro”. Isso ocorre porque o contexto e o cenário econômico estão em constante mudança. Esse conceito, contudo, se aplica, cada vez mais a todas as áreas de nossa vida.

Recentemente falamos sobre as mudanças e hoje vamos abordá-lo em um aspecto diferente, o da inovação.

Existe uma frase atribuída a Einstein (não sei se é dele, mas é boa), que diz “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.  Ela tem muitos méritos, mas necessita de uma atualização, pois, se continuarmos fazendo as mesmas coisas, mesmo que o resultado tenha sido bom, ele pode não mais ser satisfatório em função das mudanças que ocorrem cada vez de forma mais rápida.

A máquina de escrever foi uma grande revolução na sua época, hoje é utilizada somente como decoração. As máquinas fotográficas de filme foram extintas com o advento das câmeras digitais, gradualmente sendo substituídas pelos celulares no caso de fotos amadoras.

E se você acha que esses são exemplos antigos e clichês, pense nas locadoras de filmes. A Blockbuster, maior locadora de filmes do mundo, fechou as portas, pois seu modelo de negócio não foi atualizado. Os táxis perderam muito espaço para os aplicativos e os bancos estão revendo drasticamente seus modelos de negócio para fazerem frente às fintechs (empresas de tecnologia que atuam com produtos financeiros).

O mundo está em constante inovação e, com isso, diversos produtos, serviços e modelos de negócio serão extintos ou drasticamente alterados. O conceito de “foi sempre assim” deve ser abandonado.

Mas o que devemos fazer?

Essas mudanças trazem muitas oportunidades para quem busca fazer diferente. Repense sua atuação, seja como empresário ou como funcionário e seja um agente da mudança. Pense no que você pode fazer diferente e de forma inovadora e não tenha medo de errar.

DICA DO CONSULTOR

Para que possamos seguir projetando os próximos 10, 15 anos em nossas atividades, temos que começar hoje a pensar em como fazê-las de forma diferente. Coloque-se no lugar do seu cliente. O que ele espera do seu produto ou serviço?

Pensando nisso, inclusive, teremos novidades em breve no Consultor Bancário! Fique atento(a).

Até a próxima!

 

 

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