Comprar ou alugar?

comprar-ou-alugar-uma-casa-1Essa é uma dúvida muito comum, tanto nas finanças pessoais, quanto da empresa. O que será mais vantajoso? Comprar ou alugar um imóvel? E quanto a carros? A regra é a mesma?

Vamos tentar explicar nos diferentes contextos:

Quando vale a pena comprar?

Quando analisamos financeiramente, ao comprar um imóvel ou automóvel, estamos abrindo mão de dinheiro que temos guardado, ou estamos tomando crédito e pagando juros por isso.

Nessa ótica, e considerando o custo de oportunidade (o que poderíamos fazer com o dinheiro), somente a compra de imóveis pode valer a pena quando é feita como investimento de longo prazo. Isso ocorre porque existe uma expectativa de valorização dos bens imóveis, além da possibilidade do aluguel. Essas opções se tornaram viáveis no atual cenário de juros baixos e serve diversificação dos investimentos.

É importante lembrar, contudo, que há custos de manutenção e impostos que incidem na compra e na venda, além do IPTU, anual.

Quando NÃO vale a pena comprar?

Comprar um imóvel ou veículo significa imobilizar recursos financeiros, que podem ser utilizados de formas mais rentáveis, em investimentos financeiros ou em um negócio.

Apesar da perspectiva de valorização dos imóveis, os custos envolvidos tornam essa uma opção cara em relação ao aluguel para moradia, uma vez que não será fonte de renda. A perspectiva de um aumento de patrimônio pode ser comparada com a flexibilidade que o aluguel proporciona, caso a família aumente, mudando-se para um lugar maior, ou para um mais barato caso a situação financeira se complique.

Quando falamos de automóveis, falamos de um bem que se desvaloriza com o tempo, além de ter custos associados como IPVA, Seguro, Manutenção, etc. As diversas opções de aluguel de carro, bem como o transporte via táxi ou aplicativos facilitam bastante para quem opta por não ter carro próprio.

Resumindo, somente vale a pena comprar imóvel como alternativa de investimento. Quanto a carro, não há vantagem financeira na compra.

É importante deixar claro que essa é uma análise feita na perspectiva financeira. A satisfação e a comodidade proporcionados pela aquisição do imóvel ou veículo próprios devem ser considerados na hora de tomar a decisão.

Agora um alerta: para o seu negócio próprio, seja ele como motorista de aplicativo, fotógrafo, etc, o recomendado é sempre o aluguel, pois esse dinheiro pode ser investido de forma que aumentem seu lucro, ou evitem problemas de fluxo de caixa.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *