Como estar pronto para as mudanças

images (8)Se existe uma coisa constante na vida é que tudo muda. Pode demorar mais ou menos tempo, mas as mudanças vêm.

Na semana passada fui convidado para fazer uma palestra sobre preparação para aposentadoria. Na montagem da palestra me dei conta de que não temos o hábito de projetar nossas vidas em situações diferentes da atual.

Essas foram as motivações para essa postagem, onde vamos ver como nos prepararmos para sairmos da zona de conforto (por menos confortável que seja).

Essas mudanças podem acontecer por nossa vontade (aceitar uma nova oferta de emprego, abrir um negócio, pedir aposentadoria), ou contra ela (demissão, perda de cargo, aposentadoria compulsória).

A intenção dessa postagem é a de que você esteja preparado(a) para as diferentes situações. A melhor forma de fazer isso é planejar-se para fazer uma mudança.

Se você está próximo da aposentadoria, que tal pensar sobre o que fazer nela? Você quer viajar mais? Aproveitar a família? Iniciar um novo projeto? Pense sobre isso. Pense nos projetos que você queria realizar, mas não podia por falta de tempo. Lembre-se de que tempo não será um problema.

Mas o dinheiro? Será suficiente? Faça uma reserva e pense se há alguma atividade que poderá lhe dar prazer e uma renda extra. Estude e comece a planejar essa atividade. Quando a aposentadoria chegar, você já terá um ponto de onde começar.

Esse segundo conselho também vale para quem está empregado e longe da aposentadoria, inicie um novo projeto paralelo. Pense no que você  gosta de fazer e como isso pode lhe render um dinheiro extra. Mesmo que a mudança não venha até você, essa atitude melhorará sua qualidade de vida e de trabalho.

Outro ponto importante é buscar a qualificação constante. Caso você não queira abrir seu próprio negócio, estude e mantenha-se sempre atualizado na sua área de atuação. Assim, você poderá buscar uma recolocação mais facilmente.

DICA DO CONSULTOR

Deseje a mudança e prepare-se para ela. Assim, você terá opções e não será pego de surpresa.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *