Certificações do Mercado Financeiro – Parte II

CertificadoSe você acompanhou a postagem da semana passada, deve estar ansioso(a) para saber que outras certificações estão disponíveis para os profissionais do mercado financeiro. Se ainda não conferiu, clique aqui e confira.

Com essa postagem, concluímos as principais certificações acessíveis aos profissionais de finanças. Vamos a elas:

Certificador: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Certificação de Agentes Autônomos de Investimento – Certificação exigida pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (ANCORD),  para os Agentes Autônomos de Investimento, profissionais que fazem na comercialização de produtos de investimento (Fundos, CDBs, Ações, etc) por meio das corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.

Certificador: Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC)

Certificação Nacional dos Profissionais de Investimento (CNPI) – Programa de qualificação dos profissionais que atuam na área de investimentos, elaborado pela APIMEC em associação com a ACIIA (Association of Certified International Investment Analyst – Associação dos Analistas de Investimentos Certificados Internacionalmente, em tradução livre). Trata-se de uma certificação concedida em três módulos:

  • CNPI: Para os profissionais que realizam a análise fundamentalista de investimentos (ferramenta que busca avaliar o preço justo de um ativo);
  • CNPI-T: Para os analistas técnicos, que buscam avaliar as tendências de alta e baixa no curto prazo dos ativos;
  • CNPI-P: Para o analista pleno, que utiliza as duas análises (fundamentalista e técnica).

Certified International Investment Analyst (CIIA) – Programa internacional de qualificação vinculado à ACIIA, que congrega as associações de profissionais de investimento de diversos países, sendo a APIMEC a representante brasileira nessa associação. Trata-se de um em estágio posterior ao CNPI e para o qual a certificação nacional é necessária. Além dela, são realizadas mais 4 provas, sendo duas delas importadas da Suíça.

Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS) – Certificação criada em parceria com a Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios (ABIPEM), essa certificação é mais específica e voltada aos gestores dos Regimes Próprios de Previdência Social. São profissionais com alta responsabilidade, pois fazem a gestão de grandes valores voltados à aposentadoria dos servidores estaduais e municipais.

Certificador: CFA Institute

Chartered Financial Analyst (CFA) – Analista Financeiro Escriturado, em tradução livre. Trata-se da mais respeitada certificação na área financeira. Ela é concedida por um instituto dos EUA através de três provas, realizadas semestralmente nos EUA e de forma separada. Assim, são necessárias três viagens para concluir a certificação, que é feita em inglês. Esse título é respeitado nas principais instituições financeiras do mundo.

Enquanto estudamos as certificações, podemos identificar várias formas de atuação no mercado financeiro, tais como Gestor, Analista e Consultor. Na próxima semana, vamos identificar as diferenças entre eles.

Não perca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *