Afinal, qual a importância da Poupança?

PoupançaVocê reparou recentemente na propaganda de muitos bancos falando sobre poupança?

Sabe qual o papel dela na nossa economia?

Vamos diferenciar o hábito de poupar e o investimento poupança, ambos muito importantes para nossa economia.

1) Hábito: Assim como o hábito de poupar é importante no nosso orçamento doméstico, pois nos permite realizar nossos projetos e sonhos sem pagar juros, esse hábito é fundamental para a economia do país. Alguns dos benefícios são:

– Redução da inflação: Quando poupamos, reduzimos nosso consumo imediato, contribuindo para uma queda na inflação de demanda;

– Financiamento do governo: Ao aplicarmos em títulos públicos, via Tesouro Direto ou Fundos de Investimento, estamos ajudando o governo a “rolar” a dívida, permitindo melhor planejamento dos gastos;

Funding: Ao aplicarmos em Poupança, CDBs, LCAs, LCIs, entre outros, estamos permitindo que o banco tenha origem de recursos para suas linhas de crédito. Essa origem é chamada funding.

2) Investimento: A poupança é o investimento mais tradicional dos brasileiros, pois possui liquidez diária (apesar de o rendimento não ser diário) e isenção de imposto de renda e IOF.

O problema é que seu rendimento é muito baixo: 0,5% a.m. + TR (o mesmo que 6,17% a.a. + TR), principalmente com a inflação batendo em 10% a.a.

Ocorre que, quando você aplica na poupança em um banco, esse recurso é destinado, em grande parte, para financiamentos imobiliários e créditos rurais, duas linhas de crédito essenciais para o crescimento do país. Essas linhas tem juros mais baixos e um dos fatores é a baixa remuneração da poupança (baixo custo para o banco).

DICA DO CONSULTOR

O melhor investimento é aquele mais adequado ao seu Perfil de Investidor e aos seus projetos para o dinheiro.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *